19/8/99

Famílias são treinadas para usar aparelho


O processo de medição de audiência do Ibope envolve uma série de etapas. Os 660 domicílios que compõem a amostra em São Paulo foram escolhidos com base em dados preliminares do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que foram cruzados com uma pesquisa sócio-econômica também realizada pelo Instituto.

A amostra abrange, estatisticamente, todas as faixas etárias e classes sociais. A área da Grande São Paulo foi dividida, de forma espiral, em setores censitários – existe um a cada 300 domicílios.

Mapeada a cidade, os pesquisadores vão a campo selecionando as famílias que estão dentro de cada setor censitário para fazer parte da amostra. Uma vez que a família aceite, é instalado um aparelho, chamado people meter, no televisor do domicílio e a família é treinada para utilizá-lo.

O people meter é um sistema que registra todas as operações do televisor, minuto a minuto, e descarrega os dados – por meio de antenas de radiodifusão – na central. Cada indivíduo da família possui uma senha de acordo com sua faixa etária e social. Cada vez que ele liga o televisor, aciona a sua senha para registrar que é ele quem está assistindo.

Por computador

Na central, um computador monitorado 24 horas por dia recebe todos esses dados e retransmite para os monitores das emissoras e agências de publicidade assinantes. “Os dados consolidados durante a noite são os oficiais porque, como qualquer transmissão por radiodifusão, às vezes o minuto a minuto não transmite dados de toda a amostra”, explica a diretora-comercial Dóra Câmara. “Na madrugada fazemos a média desconsiderando os dados que não recebemos.”

Até 1989, a audiência era medida apenas quantitativamente, ou seja, a pesquisa não mostrava o perfil do telespectador. Isso só foi possível em 1989, quando o Ibope substituiu o tevêmetro pelo people meter.

A partir de 1985, o Instituto passou a medir também a audiência de todos os aparelhos de televisão do domicílio.

C.J.


capa da editoria


Copyright © 1999
Jornal da Tarde

Fale com o JT Envie esta matéria por e-mail